quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Cinusp

Nas conversas com os amigos na paúra há sempre este desabafo "não vou mais ao cinema, o ingresso é tão caro..." É verdade, pero no mucho. O cinema do circuito comercial é uma exorbitância sim. Mas há ainda alguns redutos econômicos em cineclubes, centros culturais, etc. Vai depender sempre do grau de cinefilia que a pessoa tem e também da disposição dela em se deslocar para ver os filmes.

O primeiro reduto que me vem à mente é o Cinusp, o cinema da USP. No meu tempo de pós-formada em vias de ser abduzida pelo mercado de trabalho, ia muito lá. "Ia muito" é eufemismo, pois eu ia praticamente todo dia, tanto é que fiz amizade até com o projecionista. A programação lá é gratuita, totalmente free. Tem dois horários fixos, um às 16h e outro às 19h, de segunda a sexta. Rola de tudo, animações, documentários, filme de arte, filme comercial. Os organizadores trabalham com a idéia de mostras, montam a grade de programação em torno de um tema. Quando era frequentadora tinha até folhetos explicativos dos filmes, um show de informação. A sala é pequena mas acolhedora, com um clima bem estudantil.

Só que tudo que é muito bacana acaba tendo sempre alguns poréns. Entrar na USP é um exercício de paciência. Na década de 90 um certo reitor que não quero citar o nome por pura bronca, cercou a USP. Virou uma fortaleza, muros por todos os lados e somente três portões para entrar. A idéia dele era isolá-la da comunidade, impedir o acesso de cidadãos não universitários como eu e você. Então se você está de carro e passar pelo portão principal grite a senha "Cinusp"! A pé ou de ônibus isso não é necessário. Aliás, o super-repórter-Zezim vai verificar as facilidades e dificuldades de locomoção para vocês, tá bom?

Segundo transtorno. Tem que chegar mais cedo. Se você é daqueles que se atrasam, chegam em cima da hora, vai encontrar a sala cheia. A não ser que não ligue de sentar no chão... Porque por lá não há nenhum pudor em se fazer isso.

Para ficar sabendo a programação verifique nos jornais. Mas quando eles disserem que não há programação não acredite. As vezes apenas não foi informada ou o jornal não quis confirmar. Mais seguro é entrar no site do Cinusp

E se eu fosse você aproveitava para saber se ainda há aquele delicioso cachorro quente na baguete da Dona Malu na Praça do Relógio ou a pipoca com provolone...Ótimas pedidas para finalizar seu passeio.

Cinusp
Rua do Anfiteatro, 181
Cidade Universitária - São Paulo - SP
Horários: 16h e 19h
Entrada Franca
100 lugares

Nenhum comentário:

Postar um comentário